5 de nov. de 2010

Livros infantis com personagens negros e contos africanos (parte I)

ACESSE A LISTA COMPLETA DE LIVROS INFANTIS COM PERSONAGENS NEGROS E CONTOS AFRICANOS EM NOSSO BLOG:
Clique
Clique:
http://diaadiadaeducacao.blogspot.com/search/label/livros%20infantis%20personagens%20negros




Menina bonita do laço de fita

Ana Maria Machado, (Cortez editora)
Este livro narra a história de um coelhinho apaixonado que deseja descobrir como uma linda garotinha ficou pretinha. Ótima opção para ajudar as crianças a refletirem sobre diferenças étnicas e sobre família.




Bruna e a galinha D'angola
Gercilga de Almeida


A semente que veio da África
Heloisa Pires


A menina e o tambor
Sonia Junqueira



Para sempre no meu coração
Annete Aubrey



Como é bonito o pé do Igor
Sonia Rosa




O amigo do rei
Ruth  Rocha, (Ática)
Esta obra realmente me surpreendeu. Ruth Rocha consegue abordar com maestria o tema escravidão sem necessariamente permanecer focada na visão eurocêntrica da história. O garoto Matias e seu amigo Ioio partem em uma aventura até chegarem a um quilombo, onde a surpresa acontece. Uma aula de história e sensibilidade!


O menino Nito - Sonia Rosa – Pallas
Homem não chora?!? Este é um problema que se coloca diante do menino Nito. "Prato cheio" para pensarmos a respeito dos gêneros e dos diferentes estereótipos que vivenciamos e ajudamos a fortalecer em nosso dia a dia. 


Sundjata o leão do Mali –  Will Eisner  (Cia das letrinhas)
Lenda da região do Mali muito conhecida no continente africano. História com direito a super-herói, vilãos, guerras e muita aventura. Narrada em forma de gibi e com uma ilustração riquíssima, esta lenda vai agitar a galerinha do Ens. Fund.
Há uma versão antiga da Saraiva (narrada em prosa), ideal para o Ensino Fundamental II e E. M.; nesta versão as imagens devem ser alvo de observação e discussão, pois trazem uma representação caricatural das personagens.


Chuva de manga - James Rumford  (Brinque Book)
Esta história acontece em um país africano chamado Chade. Lá há épocas de seca e outras de chuva e fertilidade. Tomás nos mostra seu dia a dia, seus brinquedos artesanais, a importância da chuva para seu povo e principalmente, sua cultura e a valorização do fruto que vem da terra. Conhece alguma realidade semelhante ?
Pura poesia... Ideal para Educação Infantil e Ensino Fundamental.


O menino marrom –Ziraldo , (ed. Melhoramentos)
Esta história como o próprio nome diz, fala de um menino marrom e de um menino cor de rosa, que são grandes amigos e juntos vão descobrindo e aprendendo sobre a vida. Aborda em alguns pontos a questão do preconceito e incentiva a valorização da diversidade humana.
Ideal para ser contado na Educação Infantil (em capítulos ou trechos) e no Ensino Fundamental, certamente irá fomentar instigantes discussões e levantamentos de hipóteses durantes as rodas de conversa.




As tranças de Bintou - Sylvanie Diouf – (Cosac Naify)
Bintou é uma garotinha que vive em um vilarejo africano, seu grande sonho é poder ter lindas tranças nos cabelos assim como sua irmã mais velha, a quem acha linda e admira muito. Como ainda é criança a protagonista tem que se contentar com alguns birotes na cabeça; certo dia no entanto, Bintou realiza uma façanha salvando alguns meninos de se afogarem e com isso recebe um prêmio. Serão as lindas tranças?
Vale ressaltar a qualidade do texto e da ilustração desta obra. Também é possível através dela perceber  algumas características comuns ao continente africano: vestimentas, arte, cultura, valorização dos idosos como fonte de saber e informação, entre outros detalhes.  



Tanto, tanto - Trish Cooke  (Ática)
Uma família negra americana se prepara para uma festa uma especial. Entre os preparativos e a chegadas dos convidados todos se divertem brincando com o nenem. A obra não aborda especificamente a questão étnica, sendo esse o seu grande diferencial. A idéia é abordar a presença desta família negra com todas suas especificidades de modo natural, assim como é frequente a presença de famílias brancas em livros infantis.



Adamastor, o Pangaré , Mariana Massarani (Melhoramentos)
O menino Joaquim está muito bravo, pois a mamãe dele vai ter um bebê. Uma menina! E ele queria ter um irmãozinho para brincar com ele... Emburrado, Joaquim se tranca no quarto e inventa o cavalo Adamastor para lhe fazer companhia. É muito divertido. O melhor é quando a irmãzinha nasce e Joaquim descobre que também pode brincar com ela!




Que mundo maravilhoso - Joe Cepeda Julius Lester - (BRINQUE BOOK)
Deus negro? Sim, este é o Deus representado por Julis Lester que reconta a seu modo a criação do mundo.
Livro repleto de bom humor, ginga e poesia!



A menina que bordava bilhetes – Lenice Gomes, (Editora Cortez)
A autora também explorou (e enfatiza este aspecto no texto) a cor da pele da personagem principal, Margarida. Além da cor, estão presentes no texto diversos aspectos relativos à ética, como idade, classe social e gênero. Portanto, a matéria literária, cuja base se fundamenta nos valores ideológicos (Filosofia de vida, padrões ideais de comportamento, consciência de mundo, aspirações, desejos, metas a serem alcançadas, etc.), está presente na obra e deve ser trabalhada com os leitores. Ainda é exaltado o artesanato, quando a autora pontua as ações de Margarida bordando seus bilhetes.

  A obra vem acompanhada por um suporte de exercícios para depois da leitura, o Desvendando a leitura.
Quando eu digo, digo - Lenice Gomes – Paulinas
Nesta obra Lenice Gomes brinca transformando brincadeiras, ditos, advinhas e parlendas  infantis em poesia .



Ana e Ana – Célia Cristina & FE ed. DCL
Gêmeas idênticas são pessoas iguais? Ana Beatriz e Ana Carolina demonstram que isso não é verdade. Cada uma tem um jeito de ser, gostam de coisas diferentes e quando crescem seguem profissões distintas. Somos iguais, mas ao mesmo tempo diferentes... Este bem que poderia ser o lema desta obra, e de toda humanidade.... 




Meus Contos Africanos- Nelson Mandela (Org.), Martins Fontes
Diversos contos orais africanos selecionados por Nelson Mandela formam esta obra. Com diversos contos independentes e   mais de 150 páginas, este livro poderá fazer parte das rodas de leitura de sua turma durante o ano inteiro. Lançado no ano passado no Brasil este livro traz contos riquíssimos herdados dos povos san e khoi;  contos que são tão antigos quanto a própria África. Vale a pena conferir!




Por que o Sol e a Lua Vivem no Céu: um Conto Popular Africano
Andre Koogan Breiman, Ed. Nacional




A mbira da beira do rio Zambeze: canções do povo xona inspiram crianças brasileiras.
Heloisa Pires, Ed. Salamandra
O Zambeze é um rio do Zimbábue, um país africano cujo nome significa “morada das pedras”. Lá vive Chaka, um menino do povo Xona que gosta de tocar mbira, um instrumento que soa como as águas do rio e que agrada os vadzimu, espíritos protetores de seu povo. Com este livro, os leitores vão conhecer a história da mbira e ouvir seu delicado som, no CD que acompanha o livro.



Krokô e galinhola- um conto africano
 Brinque Book
Este livro conto super interessante nos faz pensar o quanto mesmo sendo diferentes fisicamente, temos a mesma origem e o quanto somos iguais! Leitura instigante e interessante, ideal desde a Educaçaõ Infantil!


Histórias da preta, Heloisa Pires, Cia das Letrinhas


Outros Contos Africanos Para Crianças Brasileiras,
Rogerio Andrade Barbosa - Ed. Paulinas




Os tesouros de Monifa- Sonia Rosa (Brinque Book)
Ainda não tive o prazer de ler esta obra, por isso lhes deixo a sinopse da própria editora.
Acredito, no entanto,  que deva ser de excelente qualidade literária!
Indicado para crianças de 6 a 13 anos.
Como raríssimas vezes se viu na literatura infantil e juvenil brasileira, 'Os Tesouros de Monifa' fala do encontro de uma brasileirinha afrodescendente com sua tataravó, Monifa, que chegou aqui de lá do outro lado do oceano, em um navio negreiro. Mesmo escrava, aprendeu a escrever e, por meio das letras que aprendeu, deixou "Para os meus filhos e os filhos dos meus filhos!!!" o maior de todos os tesouros que alguém pode herdar. Passado de geração em geração, chega o dia desse tesouro ir para asmãos da garotinha, que se encanta e emociona muito ao receber tamanha preciosidade e, com ela, descobrir a vida da sua tataravó e as suas próprias raízes.



"A proposta de Três Contos Africanos de Adivinhação - além de recontar três narrativas recolhidas da literatura oral nigeriana - é de interagir com o leitor, desafiando-o a solucionar os enigmas apresentados às personagens, antes do desfecho das histórias.
Em Os Três Gravetos e As Três Moedas de Ouro, as personagens têm que desmascarar malfeitores e ladrões; em Três Mercadorias Muito Estranhas, um ancião precisar fazer a travessia do Rio Níger, em um pequeno barco, para levar um leopardo, uma cabra e um saco de inhame, driblando a cadeia alimentar.
Os textos são resgates de narrativas africanas - marca registrada do autor que trabalhou como voluntário da ONU na Guiné-Bissau -, cuja literatura tem como um dos propósitos transmitir ensinamentos de ética para uma boa convivência".*



ACESSE A LISTA COMPLETA DE LIVROS INFANTIS COM PERSONAGENS NEGROS E CONTOS AFRICANOS EM NOSSO BLOG:
Clique:

Vale lembrar que a maioria destes livros encontra-se disponível nas escolas públicas, visto que muitos foram indicados pelo MEC e enviados às escolas..




3 comentários:

videoexercicios disse...

parabéns pelo blog. vamos coordenar uma ação de leitura em francisco morato e seu blog foi fantástico. conheça o nosso www.acejovemmorato.blogspot.com

grande abraço
rodrigo tangerino

enniale disse...

Maravilhoso seu blog.
Parabéns!

Unknown disse...

Acabei de achar esse e tem uma história linda!!! O nome é Quem é o Pato da Regina Toledo. <3 https://www.facebook.com/PinUpAtivista/photos/a.553434721335216.132247.553406784671343/932976883380996/?type=1&theater