19 de out de 2015

LÁPIS COR DE PELE ... COR DA PELE DE QUEM?






Resultado de imagem para pintkor uniafro

    É muito comum ouvirmos das crianças (e dos adultos) a expressão LÁPIS COR DE PELE ao referir-se a cor salmão. Este lápis também recebe o nome de NUDE, que significa : nudez. Porém novamente pergunto: Nudez de quem?
    Afirmações como estas demonstram o quanto tomamos a branquitude como o padrão, o natural. Afirmar que este lápis é o "cor de pele" é afirmar que este é o padrão de normalidade da cor da pele, e todos os que não se enquadram neste padrão são considerados "anormais". 
     Pergunta-se: todas as peles claras possuem a cor do lápis salmão? Mesmo entre os brancos há diferentes tons de pele.
     Sendo assim, é necessário questionar com as crianças a afirmação tão naturalizada na escola de que o lápis cor de pele é o salmão. 
       "Naturalmente" as crianças aprendem a chamá-lo assim, porém o problema está em não questionarmos essa afirmação. Lápis vermelho é chamado de lápis cor de maçã? Amarelo recebe o nome de cor do sol? E o verde, chamamos de cor de folhas? Porque o salmão é o cor de pele?
      Quantos tons de pele tem em sua casa? E em sua sala de aula? Em uma roda de amigos? São todos iguais? 
       No Brasil, tomando a branquitude como natural, ainda não encontramos lápis com diferentes cores de tons de peles para vender. Porém, em muitos países isso já acontece naturalmente. Veja alguns exemplos:






Agora a Korale juntamente com a UNIAFRO lançou o giz de cera com diferentes tons de peles para serem comprados no Brasil . A venda ainda é pelo site e muitas escolas não poderão adquiri-lo com verba pública. Esperamos que a venda torne-se mais ampla nos diversos Estados brasileiros, para que possamos investir neste que será um importante recurso para reflexão sobre a diversidade em nosso país.
E quando ouvir alguém chamando o lápis rosa, salmão, nude, etc. de cor de pele, pergunte: COR DA PELE DE QUEM?
Com as crianças, o trabalho de valorizar, inclusive nas imagens e desenhos, a diversidade de tons de pele é fundamental desde a tenra idade.

  
http://www.koralle.com.br

Resultado de imagem para pintkor uniafro
Resultado de imagem para pintkor uniafro


         DICA DE CURTA METRAGEM SOBRE O TEMA:

DÚDÚ E O LÁPIS COR DA PELE

DURAÇÃO: APROXIMADAMENTE 15 MINUTOS


“Me empresta o lápis cor da pele?”
Quem, quando era criança, já não ouviu esta frase? Algo aparentemente dito de forma inocente pode guardar um grave problema social, o racismo. Este é o ponto de partida para o principal conflito do filme. Um tema ainda atual tratado pela ótica de uma criança. Um enredo singelo, verdadeiro e emocional para públicos de todas as idades e capaz de cativar e falar aos públicos mais diversificados. Dúdú e o Lápis Cor da Pele pode ser visto como a fala de uma criança sobre um assunto do “mundo dos adultos”. Não existe maior sinceridade do que a de uma criança, certo? Então ninguém melhor do que uma delas para nos falar sobre questões como identidade, valorização da cultura e da raça.

                                          


VALE A PENA CONFERIR E DIVULGAR....
FONTE E LINK:    

http://www.takeatakefilms.com/portfolio-view/dudu-e-o-lapis-cor-da-pele/

http://www.takeatakefilms.com/portfolio-view/dudu-e-o-lapis-cor-da-pele/#

Nenhum comentário: