Angelica Sweeting sentiu profunda
tristeza ao ouvir de sua filha Sophia de 3 anos, que odiava ter pele escura e
cabelos encaracolados. Queria ter a pele branca e cabelos louros, pois desejava
se parecer com a Barbie e com a Elsa (do filme Frozen da Disney).
Diante da situação, a mãe resolveu mostrar à filha que ela é naturalmente perfeita.
Com o apoio do marido, Angélica passou a reforçar
diariamente a beleza da filha e a procurar uma boneca que realmente se
parecesse com Sophia. Como não encontrou nenhuma, engajou-se por criar uma
boneca que representasse características da etnia negra como o nariz largo,
lábios carnudos e cabelos crespos naturais.
A boneca foi esculpida a partir de características faciais
da mãe e da filha.
De acordo com Sweeting:
"A boneca Angelica tem características faciais que são
verdadeiras para as mulheres negras", disse ela. "Ela está aqui para
expandir nossa gama de beleza e para dar as meninas mais referenciais, para que
possam ser capazes de ver que a beleza vem em diferentes tons."
"Há
outras bonecas negras agora, mas um monte de bonecas Barbie negras ainda têm
características faciais caucasianas ou européias e todas têm o cabelo liso
longo mesmo que seja preto".
A criança pode lavar, pentear, trançar e moldar o cabelo da
boneca como quiser, explica Sweetin:
"Nós testamos o cabelo por oito
meses, encaracolamos, colocamos acessórios, entre outras coisas. Queríamos
garantir que iria despertar a curiosidade de uma garotinha".
Sophia aprendeu com a boneca sobre
como cuidar de seu próprio cabelo. Como pentear, trançar, enfeitar e cuidar . Sweeting espera que essa experiência possa ajudá-la a aceitar seu cabelo natural e evitar relaxantes
químicos mais tarde.
Angélica Sweetings afirma
que Sophia está mais feliz e mais confiante, e já não expressa antipatia por
sua aparência. Eles acreditam que isso se deve tanto pela boneca como por
suas afirmações sobre sua beleza.
A
intenção da mãe empreendedora é criar futuramente uma linha de bonecas com diferentes tons
de pele negra que tenha profissões como:
jornalista, engenheira, etc. ao invés de princesas ou meninas preocupadas com a
forma.
"Queremos tornar as
bonecas o nosso foco, para garantir meninas negras que se vejam refletidas de
forma positiva nas prateleiras das lojas ou lojas on-line". "
Para confeccionar a boneca, Sweeting firmou parceria com uma empresa e para
produzir as primeiras mil unidades (pedido mínimo) lançou uma campanha visando arrecadar 25 mil dólares. Rapidamente alcançou esta marca e já dobrou
arrecadação pretendida inicialmente.
Juntamente com a campanha, diversas mulheres passaram a postar fotos ao lado da boneca baseando-se no tema: Sou naturalmente perfeita!
I'm Naturally Perfect
"Sou naturalmente perfeita"
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