Estamos vivenciando um momento histórico no qual a valorização da diversidade e das diferenças é fundamental em nosso dia a dia, em especial na escola. A convivência e o respeito ao outro e a busca pela construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária deve ser um objetivo a ser cultivado pela escola e, principalmente, demonstrado em todas as ações que realizamos e vivenciamos em seu interior.
É direito da criança com deficiência auditiva / surda (assim como todas as outras) ter acesso a uma educação de qualidade, e deste modo, esta (assim como as demais) precisa ver-se representada de modo positivo nas diferentes imagens e materiais que circulam na sociedade e, sobretudo no interior da escola.
É direito da criança com deficiência auditiva / surda (assim como todas as outras) ter acesso a uma educação de qualidade, e deste modo, esta (assim como as demais) precisa ver-se representada de modo positivo nas diferentes imagens e materiais que circulam na sociedade e, sobretudo no interior da escola.
Acreditamos que trazer elementos culturais das comunidades surdas para dentro da escola (regular ou de surdos) constitui-se em função essencial da escola, pois, o acesso e a reflexão sobre essas especificidades pelos alunos ouvintes lhes permitirá conhecer, conviver e aprender a respeitar outras formas de expressão, novos pontos de vista, questionando preconceitos e estereótipos em relação aos surdos ou deficientes auditivos que circulam em nossa sociedade.
Ao mesmo tempo, para o aluno surdo, o acesso a esses elementos culturais, como: seus modos de expressão, visões de mundo, sistema de escrita, sua língua (LIBRAS), etc. constituem-se um fator essencial para seu auto-reconhecimento e sensação de orgulho e pertencimento.
Por isso, sugerimos aqui uma série de obras de Literatura Infantil que abordam esta temática e trazem elementos da(s) cultura(s) surda(s) para dentro da escola.
Ao mesmo tempo, para o aluno surdo, o acesso a esses elementos culturais, como: seus modos de expressão, visões de mundo, sistema de escrita, sua língua (LIBRAS), etc. constituem-se um fator essencial para seu auto-reconhecimento e sensação de orgulho e pertencimento.
Por isso, sugerimos aqui uma série de obras de Literatura Infantil que abordam esta temática e trazem elementos da(s) cultura(s) surda(s) para dentro da escola.
• Cinderela Surda; autores: Carolina Hessel, Fabiano Rosa e Lodenir Karnopp;
• Patinho Surdo; autores: Carolina Hessel, Fabiano Rosa e Lodenir Karnopp;
• Na minha escola todo mundo é igual; autores: Rossana Ramos e Priscila Sanson;
• Nem sempre posso ouvir vocês; autora: Joy Zelonky;
• A casa Amarela; autora: Keyla Ferrari ; livro disponível em:
• A gente e as outras gentes; autor - Edy Lima;
• A letreria do dr. Alfa Beto; autora: Stella Carr;
• Dor de dente real; autor: Pierre Trabbold.
Nenhum comentário:
Postar um comentário