APRECIAÇÃO DE IMAGEM NO ENSINO DA ARTE
Mona Lisa, 1503-1506- Leonardo da Vinci Você conhece a obra Mona Lisa? |
Então responda rápido: ela está em pé ou sentada? Onde seu braço está apoiado? O que há ao fundo da obra? Há casa, ponte, cavalos ou pessoas? Há rio? um caminho? Montanhas? O que há sobre sua cabeça?
Percebeu que ver é diferente de olhar?
Então vamos refletir sobre o que significa apreciar uma obra de arte....
O QUE AFIRMAM ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAIS?
Percebeu que ver é diferente de olhar?
Então vamos refletir sobre o que significa apreciar uma obra de arte....
O QUE AFIRMAM ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAIS?
RCN –propõe a articulação da arte nos seguintes aspectos: fazer artístico, apreciação e reflexão.
PCN ARTES-Propõe três eixos norteadores para o ensino da arte: a produção, a fruição e a reflexão.
A produção refere-se ao fazer artístico e ao conjunto de questões a ele relacionadas, no âmbito
do fazer do aluno e dos produtores sociais de arte.
A fruição refere-se à apreciação significativa de arte e do universo a ela relacionado. Tal
ação contempla a fruição da produção dos alunos e da produção histórico-social em sua diversidade.
A reflexão refere-se à construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal, dos
colegas e sobre a arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas, com
ênfase na formação cultivada do cidadão.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO – propõe a leitura / fruição e produção de imagens.
Por que apreciar uma obra de arte?
"Manto de apresentação" - Arthur Bispo do Rosário |
A apreciação de imagens é a leitura de elementos visuais que a compõem. Por meio da apreciação o leitor deixa de ter contato superficial com a imagem;
É possível escolher imagens que desafiem a percepção visual: artísticas, fotos de jornal e revista, fotografias pessoais, cena de livros, gibis; imagens cotidianas e em movimento.
Apreciar imagem contribui para quebra do desenho estereotipado da criança;
Contribui para a ampliação do repertório gráfico e visual, conhecimento do mundo e da arte;
Para interagir e apreciar a arte usamos experiências anteriores, percepção, habilidades comunicativas, visuais, espaciais, informações, sensibilidade e imaginação.
Como apreciar uma obra de arte?
Veja algumas estratégias didáticas para a apreciação elaboradas por grandes
estudiosos da arte e crie um roteiro de apreciação para trabalhar com seus alunos.
Proposta triangular Ana Mae Barbosa:
Aborda o ensino da Arte em três pilares:
_Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica);
_Fazer artístico (fazer arte);
_Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).
Apreciação: roteiro proposto por Willian Ott
Willian Ott propõe a leitura de uma obra em cinco etapas, são elas: descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar. Saiba mais a respeito de cada uma delas a seguir.
Citar as formas, cores, elementos presentes na imagem.
Descrever: O que vejo?
obra: Gustavo Rosa |
2-Analisar: perceber detalhes.
Perguntas feitas pelo professor para ajudar o aluno a perceber detalhes.
Estimular prestar atenção nos elementos da linguagem visual. Cores, formas, tamanhos, pinceladas, texturas;
Analisar: Como são? Onde estão?
Mestiço, 1934- obra Cândido Portinari |
3-Interpretar: expressar sentimentos, emoções, opiniões, conclusões a respeito da obra.
Interpretar: penso que...
Obra: Ivan Cruz |
4-Fundamentar: elaborar questões que balizarão o trabalho: saber sobre o artista, a obra, o seu tempo, o processo de criação.
(pesquisa sobre elementos da obra)
Fundamentar: Quem, como e onde?
obra: Tarsila do Amaral |
5-Revelar :
Sistematização do conhecimento;
Novas propostas;
Explorar elementos como criar, desenhar, escrever, colar, esculpir.
***** |
Vale lembrar que podemos apreciar diversos elementos como: página de um livro de história, um objeto, escultura, a imagem de um painel, propaganda, mural, etc. além de imagens estáticas e em movimento. Podem estar em suportes bi ou tridimensionais, ou ainda, em meios eletrônicos.
Também podemos propor no percurso do trabalho algumas brincadeiras com as imagens para aguçar ainda mais o olhar das crianças:
- quebra-cabeça com obras de arte;
- jogo da memória com obras de arte;
- jogo do encontro com as obras (o professor pede que localizem algum elemento escondido na imagem);
Podemos produzir esses jogos ou realizá-los na sala de informática, há muitos sites que propõe essas brincadeiras. O MAM de São Paulo, lançou o MAM Quebra-cabeça, um aplicativo no qual mais de 50 obras de seu acervo estão disponíveis para brincar em formato de quebra-cabeça.
Conheça alguns sites de museus e os sites de alguns jogos.
Os museus mantêm um serviço educativo permanente no qual dão cursos e monitoramento de visitas para grupos, inclusive para grupos de crianças e adolescentes. Além da visita ao acervo, as crianças podem produzir suas próprias obra de arte. Pesquise em museus como: Lazar Segall, MASP, MAM, MAC, etc. O MASP ainda oferece assessoria para professores.
Muitos artistas locais ou mesmo artistas famosos abrem seu atelier ou galeria para visitação de escolas, procure em sua cidade!
Vale a pena conferir!
Obs: Na cabeça da Mona Lisa há um véu, ao fundo há uma ponte e seu braço está apoiado no braço de uma cadeira ou poltrona.
Obs: Na cabeça da Mona Lisa há um véu, ao fundo há uma ponte e seu braço está apoiado no braço de uma cadeira ou poltrona.