8 de mar. de 2015

PROTAGONISTAS NEGROS (AS) EM DESENHOS INFANTIS

   As imagens que vemos diariamente, além de povoar o nosso imaginário, geram valores éticos e estéticos.  A ausência de personagens negros em livros infantis e vídeos para as crianças leva-as  a naturalizar este fato e, crianças negras e não negras começam a acreditar que "é assim mesmo".

   Devemos  questionar os padrões que perpetuamos, independentemente da presença de uma criança negra na turma, família ou grupos sociais que as crianças frequentam; devemos celebrar e valorizar a diversidade, a humanidade que há em cada um e em todos nós; devemos incentivar o conhecimento dos diversos grupos e culturas. Recentemente meu filho reclamou que um garoto não o deixou brincar pois era "de uma cor diferente". Será que em algum momento falaram ou questionaram sobre a diversidade humana e racismo com esta criança? Quais valores ele vem construindo? Acredita que podemos segregar seres humanos pela cor?

   A seguir, postarei inicialmente um vídeo no qual podemos ver o quanto as crianças, ainda muito pequenas, já são vítimas do preconceito e dos valores que propagamos em nosso imaginário coletivo, por falta de referências positivas e do silenciamento, crianças negras e brancas passam a ser vitimizadas por este mal chamado "preconceito racial".





DESENHOS E FILMES INFANTIS COM PROTAGONISTAS NEGROS

  • Milly e Molly são grande amigas que juntas vivem grandes aventuras. Um desenho que valoriza a diversidade humana, de gerações, social, etc.,e a afetividade. Desenho passou no Brasil pela Discovery Kids (tv paga). As crianças vão adorar!





  • Super Why? Super leitores. Os super leitores adoram ler e juntos ajudam os personagens dos contos infantis a resolverem grandes problemas. Com uma linda princesinha negra, este desenho encanta adultos e crianças. As crianças também são envolvidas e motivadas a ajudarem a resolver os mistérios, além de aprenderem letras e estabelecerem relações intertextuais com histórias conhecidas. Desenho passou no Brasil pela Discovery Kids (tv paga).





  • Doutora Brinquedos (Disney Junior). A doutora brinquedos é uma linda menininha que ajuda os brinquedos doentes, quebrados, etc. Desenho encantador e muito contemporâneo!


  • Filme: Kiriku a feiticeira  - esta produção ambientada em terras africanas traz a história de uma feiticeira e um garotinho encantador: Kiriku. Grandes problemas acontecem quando a feiticeira resolve raptar os homens do povoado, além de impedir o acesso a água a todas as pessoas da comunidade. Assista Kiriku e entre em contato com diferentes valores civilizatórios africanos como: o respeito aos mais velhos e sua sabedoria, as vestimentas, as casas, entre outros elementos.


  • A princesa e o sapo -  Filme da Disney na qual Tiana, a protagonista, tem um grande sonho: ser dona de um restaurante. Embarque nas aventuras de Tiana para que realize o seu sonho com muito Jazz em Nova Orleans. 


  • Cada um na sua casa - Dream Works- filme. 

  • O expresso polar :é um filme de animação digital de tema natalino, lançado nos Estados Unidos em 2004. 




  • Tem outras dicas? 
  • Deixe sua mensagem...

Nenhum comentário: