Sabemos que a Páscoa é um feriado que traz consigo algumas questões importantes para refletirmos na escola, entre elas: a religiosidade, o consumismo, as datas comemorativas na escola e as culturas infantis.
Religiosidade: sabemos que a escola pública deve ser laica, deste modo, como inserir o trabalho com essa data na escola sem desrespeitar este princípio constitucional e a cultura de nossos alunos?
Outra pergunta importante se coloca: devemos trabalhar datas comemorativas na escola? Por que sim ou por que não?
Em terceiro lugar: na nossa sociedade o que as crianças pensam quando falamos em Páscoa?
Elas simplesmente relacionam a data aos ovos de chocolate, ou seja, ao consumismo. Como superar essa ideia?
Willian Corsaro* que é um importante sociólogo da infância afirma que as culturas infantis apresentam aspectos simbólicos e materiais. Sendo que três fontes primárias da cultura simbólica da infância são: a mídia dirigida às crianças (desenhos, filmes, comerciais, entre outros), a literatura infantil e os valores míticos e as lendas (no qual são inclusos seres como Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada dos dentes, etc).
Willian Corsaro* que é um importante sociólogo da infância afirma que as culturas infantis apresentam aspectos simbólicos e materiais. Sendo que três fontes primárias da cultura simbólica da infância são: a mídia dirigida às crianças (desenhos, filmes, comerciais, entre outros), a literatura infantil e os valores míticos e as lendas (no qual são inclusos seres como Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada dos dentes, etc).
Trabalhar ou não as datas comemorativas é um grande dilema, porém, um desafio ainda maior é ressignificar essas datas na escola, de modo a não ignorar o que ocorre no mundo; ao mesmo tempo em que não queremos reforçar valores e padrões de comportamentos equivocados.
Esse é um desafio que cada escola e docente deve encarar e refletir no dia a dia do seu fazer pedagógico.... Independentemente da opção realizada, é necessário que fique expresso no Projeto Pedagógico as concepções e posições em relação a esse tema, ao mesmo tempo, caso opte por trabalhar com as datas, é fundamental que a instituição supere estereótipos, evite a exaltação do consumo e procure realizar um trabalho significativo que incentive valores éticos e amplie o senso estético das crianças.
Deixamos abaixo algumas sugestões ....
HISTÓRIAS DE LITERATURA INFANTIL COM TEMA DA PÁSCOA:
Ouvir e ler histórias é sempre muito bom! Aproveite o tema para trazer boas histórias da literatura infantil para as crianças, lembrando que estas histórias "estão no mundo do faz-de-conta"...
Importantes autores de nossa literatura já escreveram enredos interessantes com esta temática, veja alguns deles:
LIVROS COM HISTÓRIAS DE PÁSCOA:
- Uma história de Páscoa- autora: Ana Maria Machado,editora Salamandra.
- O coelhinho que não era de Páscoa- autora: Ruth Rocha, Editora: Salamandra.
- Dona Galinha e o ovo de Páscoa- autora: Eliana Sá. Editora Scipione.
- Páscoa no galinheiro - autores Eduardo Bakr e Lucia Hiratsuka . Editora: Paulinas.
- Pedrinho Pintor - autora: Ruth Rocha, Editora: Salamandra.
CULINÁRIA COM AS CRIANÇAS, OVINHO QUE NÃO VAI AO FOGO:
Vamos colocar (literalmente) a mão na massa com as crianças?
Trabalhar o gênero receita e produzir bombons é uma ótima oportunidade de driblar o consumismo e propor uma atividade significativa com chocolate para os pequenos.
Receita de bombons de chocolate (que não vai ao fogo!):
Ingredientes:
- 10 colheres de leite em pó
- 9 colheres de açúcar (é preferível a cristal)
- 8 colheres de achocolatado (do que já tem adição de açúcar)
- Leite UHT em quantidade suficiente para dar o ponto
- Coloque em uma tigela o leite em pó, o açúcar e o achocolatado
- Misture muito bem
- Coloque leite aos poucos (muito pouco) na tigela e amasse bem até dar a liga
- Cuidado para não colocar leite demais, quanto menos leite adicionado mais trabalho dará para obter a liga, porém o resultado será melhor.
- Após a massa pronta, enrole pequenas bolinhas (como brigadeiro).
As crianças podem ajudar misturando os ingredientes e fazendo as bolinhas. Depois é só comer!
Você pode diminuir a quantidade de leite e açúcar e utilizar leite condensado na mistura. Outra dica é usar duas colheres de margarina para ajudar a dar liga!
Já pensou em encontrar outras receitas fácies e significativas para as crianças?
Bom apetite!
PINTURA DOS OVOS PARA OFERTAR AO OUTRO OU PARA SI PRÓPRIO:
Que tal conhecer a história dos ovos de Páscoa e realizar a pintura de ovos de galinha cozido para dar a quem ama? Antigamente as pessoas pintavam ovos e o ofertavam como forma de desejar ao outro fartura, alegrias e saúde.
Na escola podemos vivenciar com as crianças esta experiência pintando ovos de galinha ou mesmo ovos feitos com outros materiais como isopor, cartolina, papelão, etc. O importante é a alegria e a criatividade na confecção e na entrega para aqueles que amamos.
Outra dica é propor diferentes experiências para as crianças com a exploração de tintas, materiais, papéis, recortes, dobraduras, desenhos ou técnicas nas suas produções de artes que visam a "produção" de atividades sobre a Páscoa.
Dar sentido ao uso dessas produções também é interessante, que podem ser utilizados para enfeitar (sem poluir visualmente) os espaços da escola, ou mesmo virarem fantoches, dedoches, fantasias, etc. que podem enriquecer as brincadeiras e o faz de conta das crianças.
PARTILHA DO CHOCOLATE:
Aproveite a Páscoa para reforçar valores como parceria, amizade, partilha e solidariedade. É possível realizar um momento no qual todos juntos possam sentar-se, dividir e comer chocolates (trazidos pelas crianças ou providenciados pela escola). O importante é que neste momento não haja aquilo que é meu ou seu, mas aquilo que é de todos, e deste modo, possa haver um momento no qual as crianças pratiquem algo que, muitas vezes, é tão desafiador para elas (e para tantos adultos) a partilha e a solidariedade!
Em nossa cultura, sentar-se para comer juntos é sinônimo de confraternização, amizade e alegria. Grande parte de nossas comemorações relacionam-se a momentos nos quais apreciamos alimentos. Lembra-se da feijoada, do churrasco, do almoço especial, da festa com familiares e amigos? Então, é o momento de proporcionar as crianças essa importante experiência...
VIDEOS SOBRE A PÁSCOA PARA ENTENDER SEUS SÍMBOLOS E HISTÓRIA:
Você poderá assistir algumas histórias que abordam a temática da Páscoa e depois discutir sobre os filmes com as crianças. É importante manter o foco no objetivo pedagógico do trabalho a ser realizado!
- Vídeo: A história da Páscoa, o verdadeiro sentido.
- Vídeo Turma da Mônica: Um conto de Páscoa.
ARREDAÇÃO DE CHOCOLATE PARA DOAÇÃO:
Conheço escolas que aproveitam datas como esta para arrecadarem com seus alunos bombons, brinquedos, livros ou outros materiais para doarem a instituições como creches, orfanatos, hospitais, asilos, etc. que atendem crianças carentes ou idosos.
As crianças da escola que doa são informadas e incentivadas a participarem, tomando conhecimento da situação das crianças atendidas e percebendo a desigualdade social na qual estamos inseridos. São desenvolvidos sentimentos de gratidão, solidariedade e humanidade!
A escola do meu filho realiza este tipo de atividade, e percebo o quanto ele tornou-se mais sensível e reflexivo em relação as desigualdades e, ao mesmo tempo, o quanto passou a valorizar mais aquilo que possui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário